Olá, herbívoros!
Hoje vamos tentar responder a pergunta do título. Ela pode parecer engraçada à primeira vista mas realmente há pessoas que me fazem essa pergunta.
Muitas vezes ela é usada como uma ferramenta para desfocar a luta vegana. Frequentemente vejo-a associada a questionamentos como "e se você estivesse numa ilha deserta?", "e se um tigre selvagem estivesse te atacando?", "e se...", quando utilizada nesses contextos não é válido que sejam respondidas já que a luta vegana não se baseia em análise de cenários específicos e pouco comuns.
Discussão
Primeiramente é importante ressaltar que essa é uma pergunta complicada de ser respondida, visto que ela perpassa por percepções pessoais do veganismo e com as vivências de cada um. Exemplificando, se você morar numa fazenda sua percepção do veganismo e suas vivências com esses tipos de animais serão totalmente diferentes de um vegano da cidade grande.
Para iniciar a discussão, devemos evidenciar que há estudos que sustentam a tese de que insetos sentem dor. Outros alegam que alguns possuem mecanismo de bloqueio de dor que permite, por exemplo, que uma barata continue andando mesmo tendo sua perna arrancada. Além desses, estudos dizem que insetos sentem dor crônica após uma lesão, logo, quando você dá um tapa em uma mosca sem matá-la ela pode sentir dor até o fim de sua vida.
Ademais à senciência outro parâmetro que uso para essas discussões é que qualquer vida animal vale por si só e possui importância trófica inclusive para nós humanos. Se ratos, baratas e pernilongos fossem exterminados muita matéria orgânica se acumularia em rios e faltaria comida para os peixe visto que as larvas aquáticas de mosquitos se alimentam de matéria orgânica e servem de alimento para alguns peixes. Algumas moscas também ajudam na polinização. Pior que isso é o fato de que esses animais seriam substituídos por outros como gambás, morcegos, etc.*1
Atrelado a todos esses fatores está o fato de que nenhum desses animais é uma grande ameaça à nossa existência, somos quase 8 bilhões de pessoas (Banco Mundial). Atualmente, o único animal capaz de ameaçar nossa existência somos nós próprios.
Então o que devo fazer?
Um "argumento" muito utilizado para sustentar essa matança desnecessária de "pragas urbanas" é o de que eles são transmissores de doenças letais aos humanos. Isso evidencia uma ignorância quanto ao assunto e mais uma face do especismo, visto que todos os animais podem transmitir doenças inclusive os animais domésticos. Doenças como raiva, leishmaniose, psicatose, toxoplasmose, etc, são todas graves e transmitidas por animais domésticos, portanto qual é o sentido de exterminar alguns animais por serem transmissores de doenças e proteger outros que também as transmitem?
Uma boa forma de pensar sobre o assunto é trocar os animais que estão em jogo (já que todos são iguais e sua separação é uma prática especista): se um gato que não foi adotado por você invade sua casa, você o espanca até a morte? Ou você o espanta ou até mesmo o resgata para adoção? Por que não faz o mesmo com baratas e ratos?
Outro fator que é importante de ser ressaltado aqui é que nós humanos somos animais também e portanto quando sentirmo-nos ameaçados vamos contra-atacar. Mas apesar disso, podemos tomar medidas para que não precisemos chegar a esse ponto.
Podem ser usados diversas preparações para evitar que mate esses animais. Repelentes corporais são uma delas, há também preparações como limão e cravo que espantam mosquito. Para espantar ratos pode ser adotado um gato ou pedir pra algum amigo que tenha um gato que dê um pouco da areia do gato pois a urina dele já espanta os ratos. Folha de louro para baratas, dentre muitas outras. Além disso tudo e talvez a mais importante é manter a higiene da sua casa, não deixar alimentos expostos, não deixar louça acumulada, não deixar as coisas mal guardadas no "quartinho da bagunça". A internet está recheada desse tipo de conteúdo, basta pesquisar.
Mas este é o meu posicionamento, comente o seu aqui embaixo!
Torne-se vegetariano! Torne-se vegano! Torne-se zero lixo!
*1 A matéria que eu achei sobre isso na Superinteressante tem forte teor especista, então leiam-na com criticidade
Referências e materiais de apoio:
imagem 1: https://byeinsect.com.br/wp-content/uploads/2020/02/Pragas-Urbanas-e-a-chegada-do-Outono.jpg
Que absurdo vou te dar escorpião de presente então