Olá, herbívoros!
Hoje vamos falar sobre "O Rebanho" (The Herd). Esse é um curta-metragem britânico produzido em 2014 e publicado no mesmo ano, foi dirigido por Melanie Light diretora de cinema, ativista vegana e feminista. Ela também classifica o curta como vegano e feminista na bio de seu instagram. É uma produção de gêneros suspense e horror com 21 minutos de puro nojo, medo, raiva, entre outras sensações que podem atingir o espectador. O filme apresenta como elenco: Pollyanna McIntosh, Victoria Broom, Dylan Barnes e Sarah Jane Honeuwell.
Deixarei disponível aqui o portfólio online da diretora se alguém tiver interesse.
O curta acontece em um universo em que os produtos que utilizam leite e seus derivados, são de origem humana e não bovina. As mulheres são mantidas prisioneiras e sofrem os mais diversos abusos para produzirem leite, além disso é possível perceber o desejo comum de libertação que elas compartilham. O filme deixa claro seu objetivo durante toda a trama, especialmente ao chegar ao fim com um comercial de um produto que utilizou o leite vindo de tal indústria. A crítica é posta de forma explícita e pretende-se trazer a empatia e a reflexão aos espectadores. O curta faz diversos paralelos com a realidade animal como o encarceramento, a maternidade, a perda de identidade, maus tratos, entre outros.
“É um filme político, e existem pessoas que não concordam com isso, ou que se sentem ofendidas, mas eu acho que se você vai fazer um filme com uma mensagem, você vai querer que a mensagem seja clara.“ diz Melanie Light.
Apesar de nomear o filme como feminista, a diretora teve o cuidado de colocar uma mulher como vilã principal para não tirar o foco do filme que é a exploração de animais não-humanos na indústria leiteira. Melanie ainda disse sobre como o filme afeta quem produziu e quem assiste:
“Um dos atores, Dylan Barnes, que interpreta um dos caras malvados, era carnívoro e desde que ele trabalhou no filme, ele tem tentado aos poucos se tornar vegetariano. E um de nossos produtores também se tornou vegetariano logo após o filme.“
Finalmente creio que essa seja minha produção vegana favorita das que já tive acesso. O meio do qual foi utilizado no filme é o mais eficaz para a desconstrução: trazer temas pesados e extremamente pertinentes de forma que possa alcançar o espectador sem distanciá-lo. A diretora usou do gênero de horror para provocar a reflexão acerca do veganismo, isso é incrível! Este é um filme que recomendo muito para todos independente de serem sensíveis ou não, creio que realidades como essa não devem ficar ficar escondidas atrás de tal sensibilidade.
Bom filme!
Torne-se vegetariano! Torne-se vegano! Torne-se zero lixo!
Abaixo deixarei link para que possa assistir em qual plataforma preferir: Facebook ou YouTube.
Facebook:
YouTube:
Referências:
https://filmow.com/o-rebanho-t204147/ficha-tecnica/ https://br.blastingnews.com/cultura/2016/04/o-rebanho-assista-o-primeiro-curta-de-horror-vegan-e-feminista-00864593.html https://www.melanielight.co.uk/projects/5299121
Comments