top of page
Foto do escritorArthur Rocha

Resenha - Aruanas: riscos e heterogeneidade do ativismo


Mistério envolvente, ativismo ambiental, qualidade cinematográfica e diversidade, talvez essas sejam as principais características de Aruanas série original da Globoplay. Com apenas 1 temporada, a série demonstrou maturidade cinematográfica não só da Globoplay mas também brasileira. Ela possui uma trama e um roteiro que valoriza a cultura nacional passando por diversos temas pertinentes em nosso cotidiano sem reproduzir o modo estrangeiro de fazer cinema. Dirigido por Estella Renner, os 508 minutos de Aruanas correm em velocidade oscilante, com cenas de ação, drama, mistério, policial que são potencializadas pelo elenco impecável formado principalmente por Taís Araújo, Leandra Leal, Débora Falabella e Camila Pitanga.


Desde os primeiros minutos da série já somos apresentados ao enredo em que três amigas líderes da ONG Aruanas e uma estagiária investigam crimes ambientais causados pela mineradora KM na Amazônia. Um fato que primeiramente me chamou a atenção é o nome da mineradora fictícia KM que parece fazer referência por meio da sonoridade da palavra à mineradora Caemi que já foi a maior empresa de mineração brasileira e hoje está no controle da Vale do Rio Doce e da Mitsui.


A série é certeira ao retratar o ativismo ambiental no país que mais mata esses ativistas, trazendo a pauta de terras indígenas, corrupção no judiciário e no legislativo, contaminação de rios por metais pesados, dentre outras. Outro ponto muito forte da construção da narrativa é a heterogeneidade do movimento, em que uma jornalista, uma advogada, um técnico de informática, um artista audiovisual, dentre outros, se juntam pela mesma causa cada um organizando estratégias no seu próprio nicho. Esse fato é muito importante para compreendermos que essa luta não é de veganos, biólogos, cientistas ambientais, etc, é de todos e para todos.


Finalmente espero ter suscitado a vontade de assistir essa série que definitivamente entrou para minhas favoritas. Espero que essa seja a primeira de muitas produções que valorizem não só o cinema nacional mas também o ativismo ambiental brasileiro. "Não é só uma série de ação, é uma série de reação."


Abaixo o trailer da série:



Link para assistir na Globoplay: https://globoplay.globo.com/aruanas/t/KjpKbKGkxq/

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page